O ícone "Coleção dos Arcanjos" foi restaurado em Berat

O ícone "Coleção de Arcanjos", de autoria de Kostandin Zografin foi restaurado pelo Laboratório de Restauração de Obras de Arte de Berat, que continua o trabalho de trazer à luz os tesouros esquecidos.


Ícone com a carta número 91, dimensões: 96,5 x 60,5 x 3,5 cm foi retirado da igreja de "St. Kolli", em Vanaj de Fier.


Os especialistas em arte intervieram na conservação e restauro do ícone, nomeadamente na consolidação do grupo, na fixação da película colorida e na limpeza da superfície da pintura com muito cuidado, sem correr o risco de danificar as cores e perder os valores originais do ícone.


Segundo DRKK, Berat, o trabalho continuará com a descoberta de outras obras do fundo de ateliês, onde especialistas em arte estão preparando novos projetos de restauração.


A Direcção Regional da Cultura Nacional, Berat tem como principal objectivo a extracção destas obras de arte da fase de degradação, dando a oportunidade de serem expostas à continuação de um processo que tem como visão a preservação e promoção do Património Cultural.


A Universidade de Tirana aprovou os critérios de admissão para o novo ano letivo 2018-2019, enquanto este ano as admissões serão feitas com os mesmos critérios, que são a média escolar e os exames de Matura.


Em termos de peso da média de três anos, esta varia de um corpo docente para outro, assim como a avaliação das optativas. Nos últimos dois anos, o governo fixou a nota 6 como condição para concorrer nas universidades públicas. Há um ano na UT, foram admitidos mais de 5600 novos alunos, a previsão é que as cotas sejam neste nível para o próximo ano, com base nas capacidades das faculdades.


Faculdade de Direito:  50% da pontuação média da escola e exames Matura 50% disciplinas eletivas em grupo.


Faculdade de Ciências Sociais:  50% da pontuação média de 3 anos, 40% exames obrigatórios da Matura, 10% exames eletivos


Faculdade de Línguas Estrangeiras:  100% pontos em média de três anos e resultados Matura


Faculdade de História-Filologia:  80% da pontuação média dos 3 anos e 20% dos exames estaduais de Matura


Faculdade de Economia:  50% dos pontos em média de 3 anos e 50% das disciplinas do grupo para exames eletivos


Faculdade de Ciências Naturais:  25% da média dos pontos de 3 anos e 25% exames Matura, 50% disciplinas eletivas em grupo.


As nevascas cobriram o norte e o leste do país esta manhã.


A diminuição das temperaturas é caracterizada por nevascas no norte e no leste da Albânia em altitudes acima de 500 metros.


Esta manhã, a cidade de Puka e a maior parte do território deste município caracterizam-se por nevascas.


“No momento não há problemas, entretanto estamos monitorando a situação. As chuvas deverão estar presentes ao longo de hoje ”, anuncia o município de Puka.


Mesmo na região de Dibra, a nevasca continua, que está caindo com muita intensidade.


Sabe-se que algumas áreas como Trebisht, Lura, Kala e Dodës, Ostren e Selishte continuam isoladas, enquanto a espessura da neve chega a 70 centímetros.


A alfândega de Trebisht, que conecta a área de Golloborda com a Macedônia, também foi bloqueada pelo deslizamento de terra.


Mesmo na área de Thethi, Shkodra e outras áreas profundas em Dukagjin, há fortes nevascas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As transações em letras do tesouro representam cerca de 89% do volume negociado de títulos

IRÃ - Rohani: 2019 será o ano da unidade, coincidindo com o 40º aniversário da revolução islâmica

Sanremo 2018, Meta e Moro: agora vamos para o Eurovision