IRÃ - Rohani: 2019 será o ano da unidade, coincidindo com o 40º aniversário da revolução islâmica

O presidente Hassan Rohani pediu hoje um ano de unidade no Irã após a agitação que ocorreu durante a mudança de anos em várias cidades do país, causando 20 mortes.


"Exijo que no 40º aniversário da revolução islâmica, o próximo ano seja o ano da unidade onde conservadores, reformadores, moderados e todos os partidos estejam unidos", disse Rohani durante uma manifestação impressionante em Teerã que marca o 39º aniversário. da queda do regime do Xá Mohammad Reza Pahlavi.


Dezesseis jihadistas foram mortos e 34 presos no norte e no centro da Península do Sinai (leste) como parte de uma operação anti-jihadista lançada no Egito na sexta-feira, disseram os militares.


A campanha militar chamada "Sinai 2018" começou um mês e meio desde a organização das eleições presidenciais com a mobilização da aviação e da marinha em toda a região do Sinai, onde o grupo do braço local do Estado Islâmico (ISIS) regularmente lança ataques com consequências trágicas.


As regiões do Delta do Nilo (norte) e do Deserto Ocidental na fronteira com a Líbia também estão envolvidas na operação.


Em um comunicado, o porta-voz do Exército Tamer el-Refaï anunciou a eliminação de 16 elementos takfiri (extremistas) e a prisão de 34 outros.


O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, afirmou hoje que era necessário isolar a Coréia do Norte econômica e diplomaticamente, em um momento em que as duas Coreias estão dando passos importantes para a reaproximação.


Em uma declaração à mídia no momento de sua partida para os Estados Unidos, após participar da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, Pence confirmou que os Estados Unidos e a Coréia do Sul eram unânimes em sua postura contra o programa nuclear da Coréia do Norte.


Mike Pence anunciou que, junto com o presidente sul-coreano, Moon Jae, confirmou durante sua reunião que Washington e Seul continuam firmes e na mesma linha contra os programas balísticos e nucleares da Coréia do Norte.


"Não há desacordo entre os Estados Unidos, a República da Coréia e o Japão sobre a necessidade de continuar isolando a Coréia do Norte econômica e politicamente até a suspensão completa de seus programas de mísseis nucleares e balísticos", disse ele.


A Albânia é um país maravilhoso, Tirana não é nada menos que outras capitais europeias. A Albânia tem todo o potencial para ser uma capital do turismo na Europa. Eu amo a Albânia.


As palavras são do embaixador do Brasil em Tirana, Jorge Jose Frantz Ramos, durante entrevista para a Agência Telegráfica da Albânia.


Ele confessou durante a entrevista que depois de alguns meses seu mandato termina e ele ficou triste com isso. “Tive quatro anos maravilhosos. “Ainda gostaria de ficar neste local hospitaleiro e muito caloroso”, disse Ramos.


“A Albânia é um dos países mais lindos que já vi e vivi durante minha carreira diplomática e o que existe aqui para não amar, você tem de tudo, tem lindas montanhas, lindo mar, praias e principalmente tem gente maravilhosa. “Este é o ativo mais importante que você tem”, disse Ramos.


“O lugar mais lindo? É difícil identificar. Desde o momento em que saí do avião, há quatro anos, e notei as belas montanhas ao redor de Tirana, me apaixonei. Eu estava vindo da Itália e fiquei muito impressionado com a beleza dessas montanhas azuis, viajei um pouco pelo seu país mas é difícil apontar algum lugar, por exemplo, as praias ao redor de Vlora e Dhërmi são lindas, mas as montanhas também são maravilhosas ", disse Ramos.


Falando sobre as relações diplomáticas, mas também económicas entre os dois países, destacou que podem existir pontes de cooperação no domínio das empresas.


O embaixador do país latino disse que uma das descobertas interessantes na área de turismo é a inauguração do Museu da Folha. “Acho que a Albânia tem os bens certos para ser uma capital do turismo, um lugar fantástico para a Europa desfrutar do turismo. E é claro que um desses aspectos não é apenas o passado histórico, mas também o mais recente. Você não pode negar o que aconteceu durante esses 40 anos de comunismo que também deixou uma marca forte em sua sociedade. Mas podemos mostrar o passado para o mundo que está curioso para saber o que aconteceu aqui ”, disse o embaixador do Brasil em Tirana, Jorge José Frantz Ramos.


O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu hoje ao seu porta-voz um cessar-fogo imediato na Síria, onde Israel lançou uma ofensiva aérea ontem.


"Guterres está acompanhando de perto a alarmante escalada militar na Síria e a perigosa escalada do conflito além de suas fronteiras", disse Stéphane Dujarric em um comunicado.


O apelo de Guterres veio depois que Israel lançou uma série de ataques aéreos na Síria no sábado, atingindo alvos militares sírios e "iranianos" e perdendo um de seus aviões, após o aumento das tensões entre os três países.


Esses atos de violência sem precedentes continuaram com o ferimento de um piloto israelense, um dos confrontos mais graves entre interesses israelenses e iranianos desde 2011 e o início da guerra na Síria.


A transferência das atuações da trupe do Teatro Nacional para o Teatro "Turbina" suscitou reacções de artistas que se opõem a esta decisão.


O ator Robert Ndrenika afirmou que "não devemos permitir que aquele teatro seja demolido sem saber o que será feito nele".


Em reacção ao actor Ndrenika, a ministra da Cultura Mirela Kumbaro afirmou hoje que a degradação do Teatro Nacional deve ser travada a tempo.


Por meio de um status no Facebook, Kumbaro afirma que “Eu acho como você que os artistas albaneses e a cena do teatro não poderiam ser deixados por mais de 60 anos em um edifício construído para resistir a não mais que 15 anos, como a construção de Exército Mussolini. “Penso com a mesma dor que o senhor que o Teatro Nacional ficou sem investimento, sem reabilitação durante décadas, até que a sua degradação atingiu limites tão extremos que é irreparável”.


Kumbaro enfatiza que, todos juntos, precisamos mais do que nunca de um novo palco, de novas e saudáveis ​​condições para os atores, de uma audiência digna e de atendimento de qualidade ao público, de tecnologia cênica contemporânea.


“Eu acho, eu acho que você deveria pensar, que essa necessidade deveria ter sido assumida pelo estado há muitos anos, e hoje nós teríamos o teatro que queremos, e nesse ínterim perdemos muito tempo. Mas também acho que a comunidade de atores e nossa sociedade não deveriam ter permitido que o teatro se transformasse em um bar com a fumaça dos jogos de azar e do bingo, que sugava clientes, mas não amantes da arte. Não sei o que você pensa sobre isso, querido Robert. Acho que a comunidade de atores e nossa sociedade deveriam ter reagido fortemente quando o governo em 2008-2009 decidiu investir cerca de US $ 6 milhões para construir um teatro dentro da Pirâmide, e onde depois de gastar metade dessa quantia, ele abandonou o projeto de destruir toda a pirâmide em favor de outro projeto para o parlamento, deixando-nos hoje um edifício gravemente danificado por estas intervenções e para o qual são necessários pelo menos 20 milhões de euros para o reabilitar e re-funcionalizar. Não me lembro dos atores reagindo naquela época ao dinheiro enterrado para o inferno, pena! para não dizer criminoso! ”, escreve o ministro.


Segundo ela, a comunidade de atores acertou quando ela ficou chateada, embora não tenha protestado quando os atores do Teatro Nacional e os músicos do TOB foram indicados sem competição, com um telefonema político vindo de cima e quando novos atores não conseguiram subir ao palco. embora no Teatro Nacional houvesse alguns atores que durante anos recebiam seus salários sem entrar no palco nenhuma vez.


Kumbaro acrescenta que foi muito triste quando o Teatro Nacional foi transformado em 2 estreias por ano e durante semanas em que não houve apresentações, mas não me lembro de nenhum protesto a esse respeito, embora com toda a razão todos chorassem nos cafés.


“Acho que o estado demorou nas intervenções para a restauração do Teatro Migjeni em Shkodra, para a reconstrução do Teatro Çajupi em Korça, para a reconstrução do Teatro de Ópera e Ballet e do Conjunto do Povo, para a construção do novo Centro Teatral Turbina que é vai para o fim. Mas, antes tarde do que nunca, muito em breve teremos em Tirana dois novos palcos, que juntamente com a sala existente do Teatro Nacional serão administrados pelo próprio Teatro Nacional quer para as suas próprias produções quer para outras trupes que necessitem para cenas e que enriquecem o calendário cênico, como acontece ainda hoje ”, declara Kumbaro.


Explicando que a colocação do Teatro da Ópera no edifício do Teatro Nacional é desinformação, o Ministro explica que "as trupes de Ópera, Ballet e Folk Ensemble têm atualmente, e até que a reconstrução do Palácio da Cultura seja concluída, os locais onde trabalham e ensaiam, às vezes até em condições difíceis, mas não têm palco fixo, por isso o seu calendário é móvel, aproveitando todos os cenários possíveis na Albânia, às vezes em cooperação e às vezes contra a renda paga pelo Ministério da Cultura ”.


“Com a adição de palcos em Tirana, os artistas do TKOBAP, que fazem um trabalho extraordinário, terão a oportunidade de se apresentar nos palcos do Teatro Nacional em coordenação com a administração do Teatro, como já aconteceu. TKOBAP não é inimigo da cena caro Roberto! Não se trata apenas de comunicação entre instituições de arte semelhantes, mas também da solidariedade necessária entre colegas, artistas e a forma como o Ministério da Cultura administra todas as instalações e instituições mantidas com o dinheiro dos contribuintes albaneses, continua Kumbaro.


Ela declara que o Teatro, onde está hoje, não será demolido e continuará em uso, até o dia em que comece a ser construído um novo projeto teatral nacional.


Quero também um teatro nacional do futuro, completo, Teatro Nacional onde hoje é o edifício do "doppolovaro". Mas isso não é feito em um dia. Com o que disse acima, fizemos bastante querido Robert, e garanto-lhe que vou trabalhar todos os dias, enquanto estiver nesta tarefa, para continuar o trabalho para o projeto do Teatro Nacional, trabalho conjunto com o Prefeito com que estamos unindo forças para muitas boas obras de cultura em Tirana. , como o Teatro Experimental ", continua Kumbaro.


Em conclusão, o Ministro disse: “Agradeço-lhe humildemente e de todo o coração pela paixão e fonte de inspiração que tem e é, pelo compromisso com o Teatro, e mais uma vez desejo que seja infinitamente o ator favorito nas novas etapas do Teatro Nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As transações em letras do tesouro representam cerca de 89% do volume negociado de títulos

Sanremo 2018, Meta e Moro: agora vamos para o Eurovision